Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Doença pulmonar obstrutiva ou restritiva: entenda a diferença e saiba quando investigar

As doenças pulmonares são geralmente divididas em dois grandes grupos: obstrutivas e restritivas. Essa classificação, embora técnica, é fundamental para o diagnóstico correto, para a escolha do tratamento adequado e para o acompanhamento do paciente ao longo do tempo.  

Nas doenças obstrutivas, o principal problema está na saída do ar dos pulmões. O fluxo aéreo é prejudicado por inflamação, produção excessiva de muco ou estreitamento das vias respiratórias.

As doenças mais comuns desse grupo são:

  • Asma: geralmente variável, com crises desencadeadas por alergias, poeira, ar frio, infecções virais ou estímulos ambientais.
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): costuma ter evolução progressiva e está fortemente associada ao tabagismo e à exposição a poluentes.

Os principais sintomas incluem falta de ar, tosse crônica, chiado no peito e sensação de aperto no peito..

Nas doenças restritivas, a dificuldade está na entrada do ar nos pulmões. O problema ocorre porque o tecido pulmonar perde elasticidade ou porque há alterações na caixa torácica ou nos músculos responsáveis pela respiração.

Um exemplo clássico é a fibrose pulmonar, doença em que o tecido pulmonar se torna rígido. Outras causas incluem doenças intersticiais pulmonares, distúrbios neuromusculares e deformidades da parede torácica.

Os sintomas principais são falta de ar mesmo em atividades leves, tosse seca e cansaço fácil.

Embora os sintomas possam se confundir, a diferenciação entre doença obstrutiva e restritiva só pode ser feita com segurança por meio de exames específicos, principalmente:

  • Espirometria (teste do sopro): avalia a capacidade de entrada e saída de ar dos pulmões.
  • Tomografia de tórax: fornece imagens detalhadas das estruturas pulmonares.

Estudos recentes demonstram que a reabilitação pulmonar individualizada pode melhorar significativamente a qualidade de vida de pacientes com doenças obstrutivas e restritivas, inclusive em estágios avançados. Essa intervenção ajuda a reduzir sintomas, aumentar a autonomia e melhorar a capacidade para atividades do dia a dia.

Sintomas como falta de ar, tosse persistente e cansaço nunca devem ser ignorados. O diagnóstico precoce e correto é essencial para garantir tratamento adequado, prevenir complicações e promover mais qualidade de vida.

Dra. Daniela é a única médica brasileira que possui, simultaneamente, as 3 Certificações Internacionais: 1) Fellowship in Integrative Medicine, pelo Andrew Weil Center for Integrative Medicine, em 2019, 2) ABLM Diplomate, pelo International Board of Lifestyle Medicine, em 2019 e 3) IFM Certified Practitioner – IFMCP, pelo Institute for Functional Medicine, em 2018. Foi ainda a primeira médica brasileira a obter o IFMCP

Medicina Preventiva em Florianópolis

Rua Desembargador Vitor Lima, 260
Madison Center, sala 115 – Trindade
Florianopolis | SC

Medicina Preventiva em Brusque

Rua Portugal, 53
Santa Rita
Brusque | SC

Pneumologia em Brusque

R. Eduardo Von Buettner, 20
Centro 1
Brusque | SC

Responsável Técnico Dra. Daniela Salvador Alves
CRM/SC 8210 | RQE 14.434 | RQE 4.685

Agende sua consulta em Medicina Preventiva com a Dra. Daniela
Escolha cidade para atendimento
Agende sua consulta em Pneumologia com a Dra. Daniela